Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

Atelier de Preservação, Conservação e Restauro



Atelier de Preservação, Conservação e Restauro

O Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho” conta com um Atelier de Preservação, Conservação e Restauro de seus documentos e obras em papel. A conservação dos documentos visa sua preservação, ou seja, o prolongamento da vida útil dos materiais que dão suporte à informação. Assim, o objetivo é desacelerar seu processo de degradação ou estabilizar seu estado de conservação. Diversos são os agentes de degradação dos documentos. Eles podem ser internos, causados pelas próprias substâncias que compõem o papel, ou externos, que podem vir do ambiente, trazidos por agentes biológicos ou pela ação humana. 
Seguindo tais premissas é feito o diagnóstico e o tratamento de conservação e restauro dos seguintes tipos documentais arquivados em nossos fundos públicos e privados: periódicos, livros de escrituras, livros de registros de cemitério, livros rol da prefeitura, livros em geral, fotografias, álbum de selos, álbuns de cartões postais, cédulas de papel moeda, cartazes, panfletos, avisos, relatórios, mapas, processos de requerimento da prefeitura, correspondências, certidões, atestados, memorandos, entre outros. 

DICAS

DICAS DE CONSERVAÇÃO

COMO ACONDICIONAR FOTOGRAFIAS

© Fundação Pró-Memória de Indaiatuba
Desenvolvimento Web: Departamento de Informática (Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Secretaria Municipal de Administração)