Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

80 anos do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC).

80 anos do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC).


Neste ano, o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) comemorou 80 anos de fundação. Desse modo, a exposição desta semana traz algumas de suas imagens que se encontram no Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”. O HAOC começou a ser construído em 10 de outubro de 1928, por inciativa do casal Augusto de Oliveira Camargo e Leonor de Paula Leite. A obra teve a supervisão de Francisco de Paula Leite e a responsabilidade do arquiteto Armando de Maia Lello. Em 27 de junho de 1933, quando Augusto de Oliveira Camargo completava 82 anos, o hospital fora inaugurado sendo o primeiro de Indaiatuba. A grandiosa obra contou materiais e equipamentos vindos do exterior e com diversos artistas contratados para executar telas e esculturas que serviram de adorno para as áreas internas e externas da instituição, entre elas, pode-se destacar: o Cristo com os braços abertos, localizado antes do prédio principal, e os bustos do casal Leonor e Augusto que foram esculpidos por Giulio Starace. Na capela encontram-se a reprodução de Pietá de Michelangelo, feita por Oscar Pereira da Silva e a Nossa senhora da Imaculada Conceição, de Murilo, reproduzida por Virgílio do Patrimônio, e o altar e a reprodução em relevo da via-sacra, na parede, são obras do artista Fávero.  Dessa forma, além do serviço prestado a comunidade ao longo desses anos, pode ser considerado também, um importante patrimônio cultural da cidade. 

Fonte: SCACHETTI, Ana Ligia. O Ofício de Compartilhar Histórias: história e memória de Indaiatuba sob a perspectiva de uma periodista. Indaiatuba: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, 2001. p. 30 – 32. 

Fotos

© Fundação Pró-Memória de Indaiatuba
Desenvolvimento Web: Departamento de Informática (Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Secretaria Municipal de Administração)