Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

Exposição Virtual 14ª Semana de Museus: Paisagens Culturais

O museu tornou-se espaço fundamental na valorização, preservação e discussão a respeito do patrimônio histórico-cultural da cidade. Trazendo ao público elementos essenciais para o entendimento e a construção das identidades dos cidadãos indaiatubanos, seja por meio de ações educativas, exposições, palestras, cursos ou oficinas.
Nas últimas décadas a cidade de Indaiatuba teve um acelerado processo de crescimento urbano e populacional e, grande parte de sua atual população veio oriunda de outras cidades e, até mesmo, de outros estados do Brasil. 

A relação entre museus e paisagens culturais vem nortear as discussões da 14ª Semana Nacional de Museus. Proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do 18 de maio (Dia Internacional de Museus) de 2016 e para a 29ª Conferência Geral do ICOM (a ser realizada em Milão), esse tema reforça o papel sociocultural das instituições museais. Quando chamados a abrirem suas portas para seus contextos externos, enfatiza-se a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais.
A 14ª Semana Nacional de Museus simboliza um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades. A diversidade sociocultural brasileira se constrói e se reconstrói cotidianamente, estando presente nas instituições museológicas como espaços de comunicação, conhecimento, pesquisa e aprimoramento das práticas culturais. Para além da preservação da memória, os museus têm um importante papel na qualificação dos entornos, sejam eles vilas, cidades, ou quaisquer locais que importem às populações em relação a suas identidades e à preservação de seu patrimônio. Sob essa ótica, os museus assumem um papel estratégico no desenvolvimento local, na construção da cidadania e como dinamizador de oportunidades culturais e econômicas.

Com o entendimento de que os espaços externos são ao mesmo tempo lugares de memória e seus reflexos, é possível com criatividade conceber ações diversas junto às comunidades. Sob essa perspectiva, a Semana de Museus de 2016 é uma ocasião propícia para os museus fortalecerem laços e atuações com suas paisagens culturais.

Como ação de promoção da 14ª Semana de Museus: Museus e Paisagens Culturais no Museu Municipal Casarão Pau Preto, estamos divulgando esta exposição virtual realizada em parceria com o fotógrafo Jeferson Gasparini. A ideia foi trazer fotografias de paisagens significativas da história da cidade e locais que rememoram o passado e o presente de Indaiatuba; fotografias que demonstram as constantes transformações culturais do meio urbano.

Fiquem a vontade para relembrar histórias e memórias significativas para cada um de vocês!
Boa Exposição!


Créditos: Fotos - Jeferson Gasparini
                 Arte Gráfica - Ingrid Rosa

Fotos

© Fundação Pró-Memória de Indaiatuba
Desenvolvimento Web: Departamento de Informática (Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Secretaria Municipal de Administração)