Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

Revolução Constitucionalista de 1932

Exposição Virtual “Revolução Constitucionalista de 1932”. 

No intuito de divulgar e democratizar o acesso à informação, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba traz mais uma pequena exposição virtual com imagens de seu acervo arquivístico e museológico. Esta segunda exposição traz fotografias relacionadas à chamada Revolução Constitucionalista de 1932 que eclodiu na capital paulista no dia 09 de julho de 1932, sendo contrária ao novo quadro politico que havia se instaurado no país após a Revolução de 1930 e contou com amplo apoio dos mais diversos segmentos das camadas médias paulistas. Nos poucos meses de conflito, São Paulo viveu um verdadeiro esforço de guerra, as indústrias se mobilizaram para atender às necessidades de armamentos e a população se uniu na chamada Campanha “Ouro para o Bem de São Paulo”. Desse modo, as cidades do interior paulista, assim como Indaiatuba, também se mobilizaram e tiveram importante participação neste conflito. 

Legenda fotos

IMAGEM 1 – Revolução Constitucionalista de 1932. Voluntários não identificados. Sem data. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”

IMAGEM 2 – Revolução Constitucionalista de 1932 . Rubens Martins e voluntários não identificados. Sem data. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”

IMAGEM 3 - Revolução Constitucionalista de 1932 . Soldado Benedito Teixeira de Camargo e voluntários do 7º BC. Sem data. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”

IMAGEM 4 – Revolução Constitucionalista de 1932.  Benedito Teixeira de Camargo e Voluntários do 7º BC. Sem data. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”

IMAGEM 5 – Revolução Constitucionalista de 1932 . Estação de trem Indaiatuba (Estrada de Ferro Sorocabana). Sem data. Coleção Antônio Mingorance Filho . Arquivo Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 6 – Fotocópia do periódico O Município de 17 de julho de 1932 com a matéria principal intitulada: “A’s Armas Indaiatubanos” convocando os cidadãos indaiatubanos para o combate. Hemeroteca do Arquivo Público “Nilson Cardoso de Carvalho”. 

IMAGEM 7 -  Periódico O Município de 18 de setembro de 1932 com a matéria principal intitulada: “João dos Santos” homenageando o voluntário João dos Santos morto em combate. Hemeroteca do Arquivo Público “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 8 - Periódico O Municipio de 28 de agosto de 1932 com a matéria principal intitulada: “Por S. Paulo!” sobre a colaboração dos cidadãos indaiatubanos para o combate. Hemeroteca do Arquivo Público “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 9 - Capacete utilizado pelos voluntários da Revolução Constitucionalista de 1932. Doador: Irineu Rocha Ribeiro. Acervo do Museu Casarão Pau Preto. 

IMAGEM 10 -  Certificado de colaboração para a campanha "Ouro para o Bem de São Paulo" de Maria de Paula Leite Moraes. Doadora: Maria Cândida M. A Sampaio Filha. Acervo do Museu Casarão Pau Preto. 

IMAGEM 11 – Pin comemorativo da Revolução Constitucionalista de 1932. Forma de capacete com a inscrição “Movimento Constitucionalista – 09 de julho de 1932” Com as fitas nas cores de São Paulo e do Brasil. Acervo do Museu Casarão Pau Preto. 

IMAGEM 12  – Voluntários da Revolução Constitucionalista de 1932 em Itu. Sem data.  Coleção História de Indaiatuba. Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”. 




Fotos

© Fundação Pró-Memória de Indaiatuba
Desenvolvimento Web: Departamento de Informática (Prefeitura Municipal de Indaiatuba - Secretaria Municipal de Administração)