Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

Romaria ao Bom Jesus de Pirapora

Exposição Virtual Romaria de Indaiatuba à Pirapora

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba apresenta nesta semana uma exposição virtual de seu acervo arquivístico e museológico dedicada a história da Romaria de Indaiatuba á Pirapora que neste ano comemora 71 anos.  De origem medieval, as Romarias chegaram ao Brasil através da cultura religiosa lusitana.  A Romaria de Indaiatuba a Pirapora, dedicada ao Bom Jesus de Pirapora, um dos mais importantes santuários paulistas, iniciou-se no ano de 1942 com a autorização da Cúria de Campinas. As primeiras contaram apenas com os cavaleiros, porém, em 1947 começaram a aparecer os charreteiros e os primeiros ciclistas. Os primeiros pedestres começaram a surgir somente em 1951 devido a algumas dificuldades iniciais do percurso. Atualmente, a Romaria de Indaiatuba à Pirapora conta com a participação de milhares de fiéis sendo uma das mais importantes da região.

Legendas da fotos
IMAGEM 1 – Romaria ao Bom Jesus de Pirapora (Ciclistas). Sem data. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 2 – Romeiros de Indaiatuba. Romaria ao Bom Jesus de Pirapora – Cabreúva. 1952. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 3 – Romeiros de Indaiatuba. Romaria ao Bom Jesus de Pirapora. Sem data. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 4 – Romaria ao Bom Jesus de Pirapora. 1948. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 5 - Romaria ao Bom Jesus de Pirapora. 02 de julho de 1944. Doação de Eurico Dias Tomé. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 6 - Romaria ao Bom Jesus de Pirapora. 05 de abril de 1947. Doação de Eurico Dias Tomé. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 7 – Primeiro grupo de romeiros de Indaiatuba. Década de 1940. Romaria ao Bom Jesus de Pirapora. . Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 8 - Primeira Romaria ao Bom Jesus de Pirapora. 1942. Doação de Wanda D’ercole. Coleção História de Indaiatuba. Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”.

IMAGEM 9 – Primeira Romaria ao Bom Jesus de Pirapora. 1942. Doação de Wanda D’ercole. Coleção História de Indaiatuba. Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”.